Projecto Caça Watts permite poupar 60 euros por habitação

Portal Ambiente

4 Jan 08

O balanço das auditorias efectuadas pelo Caça Watts, em 2008, permitiu à Cascais Energia concluir que estas podem representar, em média, uma economia anual de 60 euros por habitação, correspondente a uma diminuição de 250 quilogramas/ano em emissões de gases com efeito de estufa para a atmosfera.

A agência já efectuou mais de meia centena de auditorias, tendo também concluído que a utilização de lâmpadas incandescentes e o deficiente isolamento térmico, nomeadamente de janelas e caixas das persianas, são as principais causas do desperdício energético nos lares de Cascais.

As habitações mais auditadas foram T3 e T4, a sua maioria dos anos 70 e 80, portanto mal preparadas para serem eficientes em termos de consumo energético. Estas tipologias representam cerca de 35 por cento do total, especialmente apartamentos. Por este motivo, diz a Cascais Energia, «os proprietários mostram uma preocupação crescente em diminuir o consumo e a respectiva despesa energética, aproveitando este serviço para obterem informações sobre microprodução de energia».

Os escalões etários da população que recorre ao Caça Watts situam-se entre os 26 e 35 anos e entre os 46 e 65, ambos com percentagens equivalentes, na ordem dos 30 por cento. Os agregados familiares são maioritariamente compostos por três elementos (25 por cento dos casos), seguidos de núcleos de duas pessoas.

Para Carlos Carreiras, presidente da Cascais Energia e vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, «a apreciação que fazemos do projecto é globalmente positiva, pois apesar do custo do serviço, meramente simbólico, as pessoas mostram-se interessadas e consideram que compensa, pois a poupança que podem fazer acaba por ser significativa e contribui para minimizar o impacto do consumo energético no ambiente do concelho».

O Caça Watts é um projecto inovador de diagnóstico energético nos domicílios dos munícipes de Cascais, cujo objectivo é reduzir em 10 por cento o consumo de energia doméstica no concelho. Desenvolvido com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, consiste na realização de auditorias ao consumo energético de cada residência por parte de técnicos da Cascais Energia, através de uma abordagem prática, efectuada sob a perspectiva do consumidor.

Sem comentários:

Enviar um comentário