Janelas têm a chave para impulsionar a eficiência energética na Europa

As directrizes sobre eficiência energética nas edificações da União Europeia, associadas à alta dos preços do petróleo e às preocupações com as mudanças climáticas têm cada vez mais chamado a atenção para a quantidade de energia perdida nas edificações. A economia de energia tem, dessa forma, se tornado uma questão central. A instalação de janelas com alto poder de isolamento térmico e que propiciam baixo consumo de energia é a chave para economizar energia e reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa na Europa.

Um estudo feito pelo engenheiro Marcus Hermes, “Potential to save energy through the use of modern window systems in Europe” apresentado na Conferência “Plastic Profiles in Construction”, realizada em Bruxelas em 2006, mostrou que a melhoria da qualidade das janelas poderia economizar, anualmente, energia suficiente para fornecer aquecimento e água quente para quase quatro milhões de pessoas. Após cinco anos, essa estimativa poderia atingir uma economia anual de 13 bilhões de Euros.

O estudo foi encomendado pela EPPAEuropean PVC Window and Related Products Association – e PVC Plus e tem como objectivo enfatizar o potencial de crescimento do sector de janelas, bem como quantificar a contribuição que as janelas de PVC, que ajudam na redução do consumo de energia, podem oferecer para o desenvolvimento sustentável. O trabalho apresenta os cenários de economia de energia obtidos quando as janelas de baixa qualidade e eficiência são substituídas. Se, por exemplo, as janelas do tipo D (com baixo nível de isolamento) forem readaptadas para o tipo A (bom nível de isolamento) em toda a Europa, haverá uma economia de 39.360 milhões de kWh por ano, com um potencial de economia de CO2 de 8,58 Mt (megatons).

Actualmente, cerca de 45% das janelas na Europa são feitas de PVC, 28% de madeira e 25% de alumínio. Na Grã-Bretanha, as janelas de PVC representam 80% do mercado, enquanto na Alemanha, França e Áustria acima de 50%. O potencial de crescimento do mercado de janelas de PVC e a consequente economia de energia são significativos. Na Turquia, o mercado de janelas de PVC cresceu 22% no último ano.

Hoje, 82 milhões de janelas são vendidas na Europa todos os anos. “Na Europa, a substituição do dobro desse número de janelas ineficientes pelas janelas de PVC com alto poder de isolamento traria uma enorme economia para os custos de energia e de aquecimento, além da redução de emissão de CO2. Este objectivo é ambicioso, mas perfeitamente possível”, afirma a Directora da EPPA, Ulrike Grawe. “Fazer as escolhas certas, optando por janelas que propiciam baixo consumo de energia, é um passo essencial para o futuro sustentável da Europa, especialmente para os novos Estados Membros da União Europeia, onde o mercado de reforma e melhoria da qualidade das janelas está crescendo rapidamente”, disse ela.

Fonte: EPPA e PVC Plus

Sem comentários:

Enviar um comentário